top of page

O samba e suas vertentes

O samba é um gênero musical de origens africanas. Basicamente tocado com instrumentos de percussão, violão e cavaquinho, o samba é uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. Representante legítimo da cultura negra do Brasil, o gênero tem como alicerce o samba de roda nascido no Recôncavo Baiano.


Em 1917, Baiano gravou o primeiro samba no Brasil com o título “Pelo Telefone”, de Mauro de Almeida e Donga. Em 1920 surgia o samba-canção, e na década seguinte foi a vez do surgimento do samba-enredo. Nessa era o samba passou a ser bastante tocado pelo rádio, em plena difusão pelo Brasil. Com isso foi se popularizando nas vozes dos grandes nomes que iam surgindo como Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, Ary Barroso e Adoniran Barbosa, entre outros. Com o passar dos anos o samba moderno urbano, surgido no Rio de Janeiro a partir do século XX, foi assimilando às novas tendências do gênero, com denominações próprias como veremos a seguir:


SAMBA-RAP


Bastante popular nas favelas, o samba-rap tem entre seus nomes mais famosos Marcelo D2, Rappa e Emicida. Foi desenvolvido na década de 1990, a partir da mistura da marcação do samba com a do hip hop e com algumas influências do funk.

Marcelo D2, cantor e compositor
Marcelo D2

SAMBA-REGGAE

O Samba-reggae surgiu na Bahia, numa fusão entre o samba brasileiro e o reggae jamaicano. Não tem nada a ver com o Axé Music. Entre seus precursores estão o Olodum, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Timbalada, Banda Mel e Banda Reflexu’s.

Margareth Menezes, Cantora baiana
Margareth Menezes

SAMBA JAZZ


O ritmo é um acasalamento entre o samba e o jazz. Foi criado nos anos de 1960, tendo como alguns de seus representantes Sérgio Mendes e Zimbo Trio.

Sérgio Mendes, verdadeiro representante da música do Brasil lá fora.
Sérgio Mendes

SAMBA-FUNK

Resultado da elevação do samba brasileiro ao funk norte-americano, o samba-funk foi criado na década de 1960 pelo pianista Dom Salvador e seu Grupo Abolição, mais tarde denominada Banda Black Rio.

O samba funk é o resultado da elevação do samba brasileiro ao funk norte-americano
Dom Salvador

SAMBA DE TERREIRO


Este samba também é conhecido como samba-de-quadra, surgido na década de 1930 nos terreiros das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro.

Samba de terreiro
Mariane de Castro

SAMBA-CHORO


Também surgido na década de 1930, o Samba-Choro é resultante das fusões dos elementos rítmicos e da formação instrumental do samba com o choro.

Samba-choro
Jacó do Bandolim

SAMBA-DE-RODA


O Samba-de-Roda difere um pouco do Samba-Chulado. Os dois são originários do estado da Bahia. Enquanto o samba de roda traz em seu estilo musical características ligadas à capoeira, normalmente tocado por um conjunto de pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho, como o acompanhado, principalmente, por canções e palmas, o samba de chula é um samba com melodia mais complexa e extensa que o samba-de-roda comum, onde a dança só tem início após a declamação, e só uma pessoa por vez samba no meio da roda ao som dos instrumentos e de palmas.

Harmonia do Samba, Bahia
Harmonia do Samba

SAMBA-DE-BREQUE


A parada é a principal característica desse estilo para as frases apenas faladas que conferem graça e malandragem do intérprete. E coube ao cantor Luiz Barbosa inaugurar esse estilo de interpretar o samba-de-breque, que também usava seu chapéu de palha para batucar o ritmo.

Samba-de-breque
Luiz Barbosa

SAMBA DE RAIZ

O Samba de Raiz é a expressão mais autêntica da cultura musical brasileira. Nele são introduzidos os sons do pandeiro de couro, do cavaquinho, da cuíca, do surdo, do violão e também do violão de sete cordas. Mas além desses instrumentos, os integrantes do grupo Fundo de Quintal passaram a introduzir, também, o banjo, o pandeiro sintético, o repique de mão e o tan tan, formando uma harmonia maior em seus trabalhos.

Samba de raiz
Fundo de Quintal

SAMBA DE PARTIDO ALTO


Com letras improvisadas, temas marcantes e realísticos, o samba partido alto é um estilo de samba surgido no início do século XX, e tão bem cantado por Moreira da Silva, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.

Samba de partido alto
Zeca Pagodinho

SAMBA CANÇÃO


O Samba Canção surgiu na década de 1920. Com ritmos lentos e letras sentimentais e românticas se transformou em grande sucesso no vozeirão de Nelson Gonçalves. Milton Carlos, já na década de 80, também foi um grande intérprete do Samba Canção.

Samba canção
Milton Carlos

SAMBA BOSSA NOVA


É o samba da sonoridade inquestionável de João Gilberto, surgido de um movimento da MPB do final da década de 1950, em que o próprio João Gilberto mais Tom Jobim, Vinícius de Moraes e jovens compositores de classe média da zona sul do Rio de Janeiro se reuniam para compor, tocar e cantar.

Samba bossa nova
João Gilberto

SAMBA-EXALTAÇÃO


O Samba-Exaltação tem como um de seus principais sucessos, a música "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, gravada por Francisco Alves em 1939 e por outros artistas do samba moderno. Na voz de Gal Costa se tornou um dos sambas mais conhecidos lá fora.

Samba-exaltação
Gal Costa

SAMBA DE GAFIEIRA


Este é o samba das danças de salão criado em 1940. Tem como um dos principais aspectos a atitude do dançarino frente a sua parceira. Na hora da dança, o homem conduz sua dama e nunca o contrário.

Samba de gafieira
Zé Keti

SAMBALANÇO


Surgido nos anos 50, com forte influência do jazz, e usando misturas de elementos de outros estilos, o sambalanço tem como um de seus principais representantes o cantor e compositor Jorge Ben Jor.

Sambalanço
Jorge Ben Jor

SAMBA CARNAVALESCO


Representante legítimo dos enredos das escolas de samba no carnaval, e também das marchinhas feitas para dançar e cantar nos bailes carnavalescos, o samba carnavalesco tem como alguns exemplos como Balancê, Cabeleira do Zezé e Cidade Maravilhosa.

Samba carnavalesco
Beth Carvalho

SAMBA-ROCK


O Samba-Rock é o samba caracterizado pelas paradas rápidas e com a indução de comentários. Entre seus principais representantes estão o mestre Moreira da Silva, Seu Jorge, Raça Negra e Bebeto. O swingado de Bebeto era inquestionável.

Samba-rock
Bebeto

PAGODE


O ritmo nasceu no final dos anos 70, com muita força no rádio, e praticamente dominando a décadas seguintes. Com a utilização de instrumentos com sons eletrônicos e contando com vários nomes importantes, dentre eles Fundo de Quintal, Negritude Jr., Só Pra Contrariar, Katinguelê, Patrulha do Samba, Pique Novo, Travessos e Art Popular, o pagode se popularizou e se firmou de vez nos anos 90, tornando-se um produto altamente comercial. Raça Negra, que é um grupo em sua essência de samba-rock, também tem muita força no pagode.

Grupo de samba-rock e pagode
Raça Negra

No samba "Não Deixe o Samba Morrer", de Edson Conceição e Aloísio Silva, Alcione já dia: o samba não pode acabar. E no batuque do samba, o samba está sempre criando raiz. As décadas de 60, 70, 80 e 90 trouxeram para o samba grandes revelações, influenciando também as gerações futuras. Muitos nomes importantes surgiram nessas décadas, como: Clara Nunes, Elis Regina, Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Luiz Ayrão, Jair Rodrigues, Djalma Dias, Alcione, Bebeto, Cyro Aguiar, Grupo Fundo de Quintal, Benito di Paula, Jorginho do Império, Leci Brandão, Neguinho da Beija Flor, Originais do Samba, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e João Bosco, dentre outros, e de bandas tidas como banda de pagode, para somar às gerações passadas e as grandes obras criadas em prol do samba, com tantos nomes importantes como Pixinguinha, Ataúlfo Alves, Carmem Miranda, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues, Aracy de Almeida, Isaura Garcia, Candeia, Nelson Sargento, Wilson Moreira, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e Lamartine Babo.

Bandas de pagode
Thiaguinho

A cada década novos talentos continuam surgindo e segurando essa bandeira tão bem representada por nomes como: Péricles, Diogo Nogueira, Só Pra Contrariar, Belo, Grupo Revelação, Arlindo Cruz, Eliana de Lima, Dudu Nobre, Raça Negra, Jorge Aragão, Sorriso Maroto e Thiaguinho, dentre outros.

Posts Em Destaque
 

Posts Recentes
 

Arquivo
 

Procurar por tags
 

Siga
 

  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page