top of page

Forró

O forró é uma dança popular de origem nordestina, criado em meados dos anos 40. É muito praticado nas festas juninas, cuja música possui o mesmo nome da dança e se popularizou através da imigração dos nordestinos para outras regiões do Brasil, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo. A música de forró está ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil e é, tradicionalmente, acompanhada de triângulo, sanfona e zabumba. Sabe-se que o forró surgiu através das danças em terreiro batido, onde as pessoas dançavam arrastando os pés, evitando assim que a poeira subisse. Tradicionalmente o forró é dançado de corpo colado.


Jacson do Pandeiro, que também compunha outros ritmos, acabou se tornando uma das principais referências na história do forró com diversos subgêneros, dentre eles: baião, xote, xaxado, coco, arrasta-pé, quadrilha e marcha frevo. Ficou conhecido também como “O Rei do Ritmo”.

A música de forró está ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil
Jacson do Pandeiro

Com o passar do tempo, o forró passou por diversas transformações com a criação de novos elementos em sua batida. E, dessa maneira, podemos destacar dentre os gêneros de forró: forró tradicional, forró eletrônico, forró universitário e forró pé de serra.


FORRO TRADICIONAL - O forró tradicional representa a verdadeira tradição do forró e é composto pelos três estilos de danças, que representam os três estilos musicais mais conhecidos: Xote, Baião e Arrasta-pé. Segundo o pesquisador da cultura popular, Luiz Câmara Cascudo, o forró é uma abreviação de forrobodó, que tem como significado arrasta-pé "farra, confusão e desordem".

O forró tradicional representa a verdadeira tradição do forró
Clemilda

FORRÓ ELETRÔNICO - O forró eletrônico é uma vertente mais estilizada e moderna surgida no início dos anos 90, tendo como acompanhamentos a utilização de bateria, teclados, contrabaixo e guitarra elétrica. Neste segmento a banda Mastruz com Leite teve papel fundamental na estilização do forró, com apresentações de visual marcante, novos arranjos e novas batidas, utilizando equipamentos tecnológicos de ponta, dançarinas e muita luz, perpetuando seu nome como pioneira neste segmento.

O forró eletrônico é uma vertente mais estilizada e moderna surgida no início dos anos 90
Mastruz com Leite

FORRÓ UNIVERSITÁRIO - O forró universitário, cujo surgimento se deu na capital paulista, no final dos anos 90, é um subgênero do forró. Uma espécie de revitalização do forró tradicional, de forte apelo popular e tocado basicamente com uma sanfona, um triângulo e a zabumba. Esse ritmo revive o tradicional forró-pé-de-serra, que teve como principal percursor, o Rei do Baião Luiz Gonzaga.

Falamansa, banda de forró pé-de-serra
Falamansa

FORRÓ PÉ-DE-SERRA - A origem do forro-pé-de-serra, de Luiz Gonzaga, se deve ao fato de que, em algumas cidades nordestinas, muitas das festas do gênero eram realizadas em subidas de serras. Além do Falamansa outros nomes como Arrastapé, por exemplo, contribuíram para popularizar o forró pelo Brasil.

Luiz Gonzaga, o rei do baião
Luiz Gonzaga

A modernização do forró é algo de controverso, mas as mudanças serviram para disseminar e tornar o gênero um produto de consumo.


A partir de 1970, com o surgimento de diversas casas de forró pelo país, artistas como Luiz Gonzaga, que já fazia sucesso no nordeste, se destacaram também para o restante do país. E, aproveitando o momento, vieram também Marinês, Dominguinhos, Trio Nordestino e Genival Lacerda. Nessa época Genival Lacerda foi o grande nome do forró, com o surgimento da moda do duplo sentido.

Com a crise do gênero, na década de 80, alguns artistas passaram a gravar mais o chamado “forró malícia”. Além de Genival Lacerda, Clemilda e Sandro Becker foram mestres nesse tipo de canção. Mesmo com o uso de instrumentos como bateria, guitarra, contrabaixo e até metais. A década de 80 não foi mesmo uma boa década para o forró, que só voltou a ter força nos anos 90, com o surgimento de novos nomes e com o crescimento do reinado das bandas de “forró eletrônico”.

Magníficos, banda de forró
Magníficos

Hoje o forró é um gênero consolidado no mercado. Nomes como Frank Aguiar, Bonde do Forró, Rastapé, Oswaldinho do Acordeon, Calcinha Preta, Aviões do Forró e Wesley Safadão, entre outros nomes da velha e nova geração, estão aí para comprovar esta afirmação.

Wesley Safadão, cantor de forró
Wesley Safadão

Como representante maior do forró nos dias atuais, o cantor Wesley Safadão não está no topo das paradas da música do Brasil, por acaso. Sua trajetória como cantor já vem desde 2007 com a Banda Garota Safada, criada a partir de um projeto artístico familiar.


Posts Em Destaque
 

Posts Recentes
 

Arquivo
 

Procurar por tags
 

Siga
 

  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page