top of page

Música infantil

A música infantil/infanto-juvenil, para muitos música para crianças, teve uma fase no Brasil de muito sucesso, principalmente na era Xuxa, com canções escritas especificamente para o público infanto-juvenil, mas que também fazia sucesso com o público adulto. Era um tipo de música com fins específicos de entretenimento e educacional. Muitos desses grupos de sucesso apareceram nos anos 80 com uma força popular muito crescente. Só a Turma do Balão Mágico chegou a vender mais de 10 milhões de cópias no Brasil.

A Turma do Balão Mágico ditaram o ritmo da musica infanto-juvenil  no auge do movimento
Turma do Balão Mágico

Os principais nomes da música infanto-juvenil desde seu princípio são: Arrelia e Carequinha (palhaços de circo); Patati Patatá (astros da TV); Eliana, Mara Maravilha, Mariane, Eliana e Xuxa (apresentadoras de TV). Os Abelhudos, Trem da Alegria, Mulekada, Grupo Chocolate e a Turma do Balão Mágico (grupos musicais). Dentre esses nomes, a banda de maior sucesso foi a "Turma do Balão Mágico", que também apresentava o programa Global “Balão Mágico”, juntamente com Fofão, e teve em suas formações: Tob, Mike e Simony, de 1982 a 1983; Tob Mike, Simony, Jairzinho e Fofão, de 1983 a 1984; Tob, Simony, Jairzinho e Ricardinho, de 1985 a 1986. E na fase final do grupo, ainda em 1986, Simony, Jairzinho, Luciana (prima da Simony) e Luciana (irmã de Jairzinho).


As músicas "Superfantástico" e "Amigos do Peito" estão entre os maiores sucessos do Balão Mágico e também de toda a fase áurea da música infanto-juvenil, juntamente com Xuxa, maior nome da música Infanto-Juvenil no Brasil.

Xuxa, o maior nome da música Infanto-Juvenil no Brasil
Xuxa

Xuxa foi um fenômeno, chegando a vender 3,3 milhões de exemplares de discos em um ano, tornando-se a artista de maior número de vendas pela Gravadora Som Livre. No cinema também não ficou atrás. Possui a maior média de público desde a retomada do cinema nacional, com o mega sucesso de bilheteria do filme Lua de Cristal em 1990, que atingiu 4,8 milhões de espectadores. Ao total Xuxa acumulou a maior bilheteria do cinema brasileiro com mais de 37 milhões de pessoas.


Os irmãos “Sandy & Júnior”, influenciados pela família, também formaram uma dupla juvenil de sucesso fenomenal. Iniciaram sua trajetória profissional no programa Som Brasil, em 1989, que era apresentado por Lima Duarte. De 1999 a 2002, a dupla apresentou um seriado de televisão na TV Globo, reprisado até 2003.

Sandy & Júnior, influenciados pela família, também formaram uma dupla juvenil de sucesso fenomenal
Sandy & Júnior

Em 2002 eles ainda fariam uma apresentação de gala no estádio do Maracanã, conseguindo reunir um público de 70 mil pessoas, o que originou a gravação do CD e DVD “Ao Vivo no Maracanã”. Em 2007 anunciaram a separação da dupla, depois de dezessete anos de carreira bem sucedida.

Patati Patata, os palhaços mais amados do Brasil
Patati Patata

Atualmente o maior nome deste segmento é a dupla humorística Patati Patatá. Eles são conhecidos como os "palhaços mais amados do Brasil"



Posts Em Destaque
 

Posts Recentes
 

Arquivo
 

Procurar por tags
 

Siga
 

  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page