Música infantil

December 24, 2018

A música infantil/infanto-juvenil, para muitos música para crianças, teve uma fase no Brasil de muito sucesso, principalmente na era Xuxa, com canções escritas especificamente para o público infanto-juvenil, mas que também fazia sucesso com o público adulto. Era um tipo de música com fins específicos de entretenimento e educacional. Muitos desses grupos de sucesso apareceram nos anos 80 com uma força popular muito crescente. Só a Turma do Balão Mágico chegou a vender mais de 10 milhões de cópias no Brasil.

Turma do Balão Mágico

 

Os principais nomes da música infanto-juvenil, desde seu princípio, são: Arrelia e Carequinha (palhaços de circo); Patati Patatá (astros da TV); Eliana, Mara Maravilha, Mariane, Eliana e Xuxa (apresentadoras de TV); Os Abelhudos, Trem da Alegria, Mulekada, Grupo Chocolate  e a Turma do Balão Mágico (grupos musicais).

 

Dentre esses nomes, a banda de maior sucesso foi a "Turma do Balão Mágico", que também apresentava o programa Global “Balão Mágico”, juntamente com Fofão, e teve em suas formações: Tob, Mike e Simony, de 1982 a 1983; Tob Mike, Simony, Jairzinho e Fofão, de 1983 a 1984; Tob, Simony, Jairzinho e Ricardinho, de 1985 a 1986 e, na fase final do grupo, ainda em 1986, Simony, Jairzinho, Luciana (prima da Simony) e Luciana (irmã de Jairzinho).

 

As músicas "Superfantástico"  e "Amigos do Peito" estão entre os maiores sucessos do Balão Mágico e também de toda a fase áurea da música infanto-juvenil, juntamente com Xuxa, maior nome da música Infanto-Juvenil no Brasil.

Xuxa

 

Xuxa foi um fenômeno, chegando a vender 3,3 milhões de exemplares de discos em um ano, tornando-se a artista de maior número de vendas pela Gravadora Som Livre.

 

No cinema também não ficou atrás. Possui a maior média de público desde a retomada do cinema nacional, com o mega sucesso de bilheteria do filme Lua de Cristal em 1990, que atingiu 4,8 milhões de espectadores. Ao total Xuxa acumulou a maior bilheteria do cinema brasileiro, com mais de 37 milhões de pessoas.

 

Os irmãos “Sandy & Júnior”, influenciados pela família, também formaram uma dupla juvenil de sucesso fenomenal. Iniciaram sua trajetória profissional no programa Som Brasil, em 1989, que era apresentado por Lima Duarte. De 1999 a 2002, a dupla apresentou um seriado de televisão na TV Globo, e, que foi reprisado até 2003.

Sandy & Junior

 

Em 2002, eles ainda fariam uma apresentação de gala no estádio do Maracanã, conseguindo reunir um público de 70 mil pessoas, o que originou a gravação do CD e DVD “Ao Vivo no Maracanã”.

 

Em 2007 anunciaram a separação da dupla depois de dezessete anos de carreira bem sucedida.

 Patati Patata

Atualmente o maior nome deste segmento é a dupla humorística Patati Patatá. Eles são conhecidos como os "palhaços mais amados do Brasil"

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Festival de Inverno de Monte Sião

May 7, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes

January 1, 2019

December 24, 2018

December 24, 2018

December 24, 2018