Reggae, o ritmo da Jamaica

January 1, 2019

Surgido na Jamaica, na década de 60, e considerado o terceiro ritmo jamaicano mais importante da década, precidido pelo Rocksteady, que, por dua vez teve origem no Ska,  o reggae tem como seu principal representante Bob Marley, e o nome “reggae” foi originado pelo som do manejo da guitarra, onde o “re” seria o movimento para baixo, e o “gae” movimento para cima, e se espalhou para o mundo na década de 1970.

 

Jimmy Cliff e Bob Marley deram para o reggae um estilo musical de sucesso em todo o mundo, e o ritmo é uma mistura de vários estilos e gêneros musicais, como música folclórica da Jamaica, ritmos africados, ska e calipso.

 Jimmy Cliff

 

A banda The Wailers, fundada por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer em 1963 é tida como a mais conhecida no mundo e a ter feito a transição por todos os três estágios da evolução do reggae.

 

O reggae tem o verde, amarelo e vermelho como cores oficiais, sendo que a faixa vermelha representa a fé, poder e sangue, o amarelo a igreja, a riqueza natural e amor, e o verde a terra e a esperança. Isso se deu a partir de 1987, quando foi adotada sua primeira bandeira.

 

Uma das características que podem caracterizar o reggae é a crítica social, como por exemplo, cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais.

 A Cor do Som

 

No Brasil, os primeiros contatos da música brasileira com o ritmo jamaicano se deram através de Gilberto Gil, com “No woman no cry”, de Marley, em 1977, e logo em seguida com a marte de Marley, quando Gil vai à Jamaica gravar “Vamos fugir”, com os Waillers (banda que acompanhava Marley), Caetano Veloso, com "Nine out of ten", Chico Buarque, que chamou a banda A Cor do Som para tocar com ele a música “Hino de Duran”, Walter Franco, com "Me deixe mudo" e Rita Lee, com “Maria mole”.

 Bob Marley

 

Enquanto o mundo descobria o pop com os Beatles, nos anos 60, quase não se ouvia nada da música produzida na Jamaica, além dos próprios jamaicanos e dos vizinhos caribenhos. Os próprios Beatles se encantaram com o reggae e escalaram alguns músicos jamaicanos residentes em Londres para gravar o que, supostamente, deveria ter como resultado um ska.

 

No Brasil o Maranhão é o estado onde mais se ouve o reggae, e tem como capital do ritmo jamaicano a capital São Luiz.
 

 Cidade Negra

 

O reggae tem na banda Cidade Negra, uma de suas principais representantes e referência do gênero no Brasil.

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Festival de Inverno de Monte Sião

May 7, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes

January 1, 2019

December 24, 2018

December 24, 2018

December 24, 2018