Reggae, o ritmo da Jamaica
Surgido na Jamaica, na década de 60, e considerado o terceiro ritmo jamaicano mais importante da década, precidido pelo Rocksteady, que por sua vez teve origem no Ska, o reggae tem como seu principal representante Bob Marley, e o nome “reggae” foi originado pelo som do manejo da guitarra, onde o “re” seria o movimento para baixo, e o “gae” movimento para cima, e se espalhou para o mundo na década de 1970.
Jimmy Cliff e Bob Marley deram para o reggae um estilo musical de sucesso em todo o mundo, e o ritmo é uma mistura de vários estilos e gêneros musicais como música folclórica da Jamaica, ritmos africados, ska e calipso.
A banda The Wailers, fundada por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer em 1963, é tida como a mais conhecida no mundo e a ter feito a transição por todos os três estágios da evolução do reggae.
O reggae tem o verde, amarelo e vermelho como cores oficiais, sendo que a faixa vermelha representa a fé, poder e sangue; o amarelo a igreja, a riqueza natural e amor; e o verde a terra e a esperança. Isso se deu a partir de 1987, quando foi adotada sua primeira bandeira.
Uma das características que podem caracterizar o reggae é a crítica social, como por exemplo, cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais.
No Brasil, os primeiros contatos da música brasileira com o ritmo jamaicano se deram através de Gilberto Gil, com “No woman no cry”, de Marley, em 1977, e logo em seguida com a marte de Marley, quando Gil vai à Jamaica gravar “Vamos fugir”, com os Waillers (banda que acompanhava Marley). Caetano Veloso, com "Nine out of ten", Chico Buarque, que chamou a banda A Cor do Som para tocar com ele a música “Hino de Duran”, Walter Franco, com "Me deixe mudo" e Rita Lee, com “Maria mole”.
Enquanto o mundo descobria o pop com os Beatles, nos anos 60, quase não se ouvia nada da música produzida na Jamaica, além dos próprios jamaicanos e dos vizinhos caribenhos. Os próprios Beatles se encantaram com o reggae e escalaram alguns músicos jamaicanos residentes em Londres para gravar o que, supostamente, deveria ter como resultado um ska. No Brasil, o Maranhão é o estado onde mais se ouve o reggae, e tem como capital do ritmo jamaicano, a capital São Luiz.
O reggae tem na banda Cidade Negra uma de suas principais representantes e referência do gênero no Brasil.