top of page

Pop, um dos gêneros que mais vendem no mundo

O gênero pop tem por objetivo ser popular. O termo já deriva a abreviação pop "de popular”. Entende-se que música pop seja a música gravada com fins comerciais, normalmente curtas, com refrão simples, melodias chamativas e batidas cativantes. Animada, de movimentos rítmicos consistentes e perceptíveis e destinada ao público jovem. É um tipo de música que teve durante seu desenvolvimento a influência da maioria dos outros gêneros populares e também fazendo uso de inovações tecnológicas. A expansão do pop começou a gerar forças a partir dos rádios portáteis nos anos de 1950 e 1960, décadas de pleno desenvolvimento, para se agigantar na era televisiva no início dos anos de 1980, com a ascensão de artistas como Michael Jackson e Madona, quando também a música pop foi dominada pelas indústrias musicais. Neste contexto podemos citar Michael Jackson, “o Rei do Pop”, o astro mais rico do mundo e o mais influente de todos os tempos e Madona, “a Rainha do Pop”, com sua influência gigantesca e expressão muito forte.

O rei do pop
Michael Jacson

A música pop teve seu desenvolvimento através da música folclórica, R&B, jazz, dance e rock and roll. Por ser eclética, muitas vezes incorpora elementos de outros estilos, entrando também nesta lista o urban, música latina e música country. Em seu transcorrer a música pop gerou muitos nomes importantes, verdadeiros campeões de popularidade e venda. Cher “a Deusa do Pop” foi a grande criadora do pop rock. Cindy Lauper “a autêntica Imperatriz do Pop” abriu espaço para as novas cantoras excêntricas. E, também por sua influência no novo estilo pop, Mariah Carey, uma das cantoras mais promissoras do mundo, verdadeira estrela com seu timbre raro e um dos mais potentes do mundo pop. Sem esquecer de Christina Aguilera “Voz da Geração” e Britney Spears, um dos nomes mais citados da década de 2000.

Música pop
Britney Spears

O mundo da música pop é muito extenso, e dentre muitos nomes podemos citar ainda: Lady GaGa, Whitney Houston, Tina Turner, Elton John, ABBA, Celine Dion, Shakira, Prince, Shania Twain, George Michael, Gloria Stefan, Donna Summer, Laura Pausini e Bon Jovi. Mas podemos incluir também no mundo pop nomes como Elvis Presley, The Beatles, por toda cultura pop e popular de várias décadas e até Marilyn Monroe, uma das mais famosas estrelas de todos os tempos, que também soltava a voz em seus filmes.


Invariavelmente, as letras das canções pop falam de assuntos comuns e relacionamento afetivo, e uma de suas características, além do apelo comercial, está ligada à ritmos destinados à dança, pois o ponto principal da música pop é a canção, invariavelmente curta e marcada por um elemento rítmico consistente e perceptível. No Brasil, o maior fenômeno do pop foi o grupo vocal feminino “As Frenéticas”, com a música Dancing Days, de Nelson Mota e Rubens Queiroz. O grupo trazia em sua formação Sandra Pêra, Regina Chaves, Leiloca, Edir, Dudu e Lidoka, na época, o auge da dance music. Dancing Days foi inclusive tema da novela, que levava o mesmo nome.

Dancing Days
As Frenéticas

Da nova geração do pop, destaque para Justin Bieber, que ocupa uma posição de pop star. Ele que começou sua carreira profissional em 2009, lançando seu álbum de estreia My World, e que teve quatro singles bem sucedidos. Todos ocupando o top 15 da Canadian Hot 100 da Billboard Hot 100, fazendo dele o único artista da história da Billboard a atingir esse êxito. Justin Bieber também é conhecido por gerar uma revolução na moda jovem, fazendo com que adolescentes de todo o mundo o imitassem, seguindo seu corte de cabelo, seu estilo de vestir, com o uso de bonés da marca New Era e tênis coloridos.

Nova geração do pop
Just Bieber

A música pop também está dividida em outros subgêneros, dentre eles synthpop e electrop, além de forte ligação com a música Dance. Normalmente a marca dos artistas pop são as roupas chamativas.


Indiscutivelmente a música pop é um dos gêneros que mais vendem no mundo.


Posts Em Destaque
 

Posts Recentes
 

Arquivo
 

Procurar por tags
 

Siga
 

  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page