top of page

Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião

Um evento com essa dimensão e importância para a cidade, não pode acabar.


POST ATUALIZADO EM 12/01/2024.


O Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião é um verdadeiro marco, com mais de 150 atrações musicais. Normalmente começa em abril e termina em julho, e faz parte do calendário de eventos do município.


A cada edição o festival apresenta um crescimento considerável de público, que o torna um dos maiores festivais musicais gastronômicos do país, com uma grade de shows diversificada, e apresentando o melhor da boa comida mineira, com seus pratos variados e ótimo atendimento. Vale destacar, também, o esforço de cada pessoa envolvida na organização, para manter viva a tradição desse mega evento que já se tornou um patrimônio cultural da cidade.


INÍCIO DE UMA HISTÓRIA QUE COMEÇOU EM 2013


Nasce em Monte Sião o maior e mais longo Festival Gastronômico Musical do Brasil.


A primeira edição aconteceu de 05 de julho a 15 de setembro de 2013, na Praça Prefeito Mário Zucato, com 115 apresentações musicais. Mas, além da parte musical, houve 30 exposições de arte, 09 desfiles de moda, 06 eventos sociais, 06 apresentações de teatro, 03 palestras com temas diversificados, além de eventos ligados à gastronomia e atividades esportivas, com um público total estimado em 80 mil pessoas, até surpreendente por ter sido o primeiro de uma aposta grandiosa do então prefeito João Paulo.

No local, foi montada uma megaestrutura com um galpão de 15m de largura por 55m de extensão e 3,5m de altura, coberta com lona vinílica na cor branca, dando um charme todo especial ao evento, que contou com alto padrão de atendimento, através da montagem de 08 estandes para os serviços de restaurantes e lanchonetes, e um cardápio com cerca de 90 itens diferentes. Os organizadores também tiveram cuidado com o visual e a boa impressão do local, por parte dos frequentadores, colocando mesas e cadeiras de madeira distribuídas e extremamente confortáveis. Na área central da cobertura foi montado o palco onde aconteceram as apresentações. O evento foi divido em etapas, e todas as etapas tiveram um público altamente satisfatório, o que coroou os esforços da Prefeitura Municipal e do Departamento de Comércio, Cultura, Turismo e Lazer. Conforme citou Ednaldo Pereira, diretor do departamento na época, o evento atraiu turistas, ajudou entidades assistenciais, valorizou artistas locais e gerou empregos, diretos e indiretos, para quase mil profissionais.

Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião Edição 2013
Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião/2013

2014


Em sua segunda edição, o festival continuou a apresentar resultados muito positivos. João Paulo, prefeito municipal na época, destacou a inovação na organização e a coragem para realizar o Festival, num formato que agradasse o público local e os turistas. "Para quem não entendeu no primeiro momento ou resistiu a essa inovação, de termos uma alameda de serviços no lugar da antiga lanchonete, o resultado mostrou que valeu apostar nessa ideia".


Como já havia acontecido no ano anterior, o evento ajudou a atrair mais turistas, angariou mais fundo para as entidades assistenciais, continuou gerando empregos diretos e indiretos, além de continuar a valorizar os artistas locais, dando-lhes a oportunidade de mostrar seus novos trabalhos.

Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião  Edição 2014
Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião/2014

2015


Depois do sucesso das edições anteriores o evento foi tomando mais corpo, com o aumento da grade de shows e outros atrativos, atraindo cada vez mais um número maior de turistas e pessoas da própria cidade. Para o então Secretário de Turismo, Otávio Grivol, o número de pessoas que prestigiaram o evento foi extremamente positivo. Muitos turistas não paravam de elogiar a iniciativa do projeto, levando em consideração que a área ficou bastante agradável para um encontro familiar, durante o almoço e pós compra, antes do retorno para as suas cidades de origem, principalmente por parte dos homens, que enquanto suas acompanhantes faziam suas compras, aproveitavam para tomar um shop gelado, beliscando alguma porção e ouvindo música, ao vivo, de qualidade. Ver os maridos sentados tranquilos para tomar um chopp ao som de uma boa música, enquanto as mulheres faziam suas compras, absolutamente sem pressa, foi o grande trunfo econômico e turístico a criação do evento. Os turistas adoraram! Gostaram tanto da ideia que o festival tornou-se um costume para os visitantes, na temporada de inverno.

Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião  Edição 2015
Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião/2015

2016


Como já havia acontecido na edição anterior, o aumento de público, praticamente de turistas, foi bem significativo. E como sempre, à noite, o fluxo de pessoas não deixou de ser também significativo com a presença dos moradores da cidade.


Com o passar do tempo, afirmou João Paulo, o Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião se tornou um atrativo imperdível, para qualquer turista que visite a cidade nessa época do ano. E o que se espera de gestões futuras, é que se realize a cada ano um evento cada vez maior e melhor.

Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião Edição 2016
Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião/2016

2017


Em 2017, com nova gestão, o festival não só manteve sua tradição, como também surpreendeu a todos com uma nova decoração. A grade de shows também foi aumentada para 211 atrações, onde grandes nomes marcaram presença no evento, dentre eles a banda 14 Bís, com recorde de público. Nessa edição o comando do festival ficou a cargo do empresário Fernando Costa que, brilhantemente, valorizou e conduziu o evento com muita sabedoria.

Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião Edição 2017
Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião/2017
Show 14 Bis Festival de Inverno de Monte Sião
Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião - Show com 14 Bis/2017

2018


Em 2018 o evento ainda contou com a colaboração de Fernando Costa, mas não foi um ano satisfatório para o festival. Por alguns fatores, o evento não obteve o mesmo sucesso das edições anteriores.

Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião Edição 2018
Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião/2018

2019


Nessa edição o festival voltou ao seu estágio normal, em prol de um acontecimento grandioso, onde os turistas e a população local puderam desfrutar de momentos agradáveis. Almoçar e jantar ao som de uma boa música, com as apresentações artísticas se estendendo de quinta a domingo.


Como já havia acontecido em 2017, o evento voltou a contar com decoração sofisticada e de bom gosto, lanchonetes e restaurantes com ótimo atendimento e servindo o melhor da comida mineira. Ao total foram seis pontos comerciais de atendimento ao público, com almoço a partir das 12 horas, e várias atrações musicais se estendendo até as 23 horas.

Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião Edição 2019
Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião/2019
Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião Edição 2019
Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião/2019

Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião/2019


2021


Depois de um ano paralizado, por motivo da Covid-19, pós pandemia, o festivou voltou com força total. Com novo recorde de público, mostrou a que veio e tornando-se, definitivamente, um evento obrigatório para a cidade.


Foi um ano em que muitas bandas covers se apresentaram, proporcionando ao público o prazer de ver bons shows, com tributos de alto nível como Monalizza "Tributo a Tim Maia", Thes Days "Bon Jovi", U2 Cover e Legião Urbana Cover-SP. Também se apresentaram bandas conhecidas da cidade e região, todas fazendo uma grande festa.

Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião Edição 2022
Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião/2022

2022


Nessa edição, o festival voltou a contar com apresentações de várias bandas covers. Renomados artistas também passaram por aqui, além das bandas com temas de filmes, como: The Joker, Reprise inédita e Viva Las Vegas.


2023


Para abrir a temporada de inverno em Monte Sião/2023, o Departamento de Comércio, Cultura, Turismo e Lazer, através de seu diretor Mário Filho, como já havia acontecido em 2021 e 2022, juntamente com o prefeito José Pocai, preparou uma grande programação musical para o período de 21 de abril à 31 de julho.


Para abrir o Festival, foi contratado um mega show com Sá e Guarabyra, uma dupla musical brasileira formada em 1971, pelos compositores e cantores Luiz Carlos Pereira de Sá & Guttemberg Nery Guarabyra Filho. A dupla fez grande sucesso nas décadas de 1970 e 80, com as canções "Dona" e "Espanhola", esta última composta com Flávio Venturini, em 1976. Outro sucesso foi a canção "Verdades e Mentiras", uma entre as 100 canções mais tocadas nas rádios do país no ano de 1985, após ter sido incluída na trilha sonora da telenovela Roque Santeiro da Rede Globo. O público presente pode rever outros grandes sucessos como Sobradinho, Cheiro Mineiro de Flor, entre outras.

Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião Edição 2023
Festival Multicultural de Inverno de 2023

FESTIVAL MULTICULTURAL DE INVERNO DE MONTE SIÃO


Hoje o Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião é uma referência para muitas cidades do país. Um verdadeiro patrimônio cultural para a cidade de Monte Sião, que precisa ser preservado.


No último festival, a grade de shows foi composta com a seguinte programação:


Sexta-Feira: Show com banda "ao vivo" às 21 horas;

Sábado: Shows no formato acústico às 12:30h, 14:30h e 16:30h, com show com banda "ao vivo" às 21:00h;

Domingo: Shows no formato acústico às 12:30h, 14:30h, 16:30h e 20:30h.


Considerada referência em moda em tricô, Monte Sião também oferece muitas opções de lazer e turismo, além de contar com uma rede ampla de hotéis, oferecendo mais comodidade aos seus visitantes.


Você será sempre nosso convidado. Na proxima edição do Festival venha passar momentos agradáveis conosco!


Posts Em Destaque
 

Posts Recentes
 

Arquivo
 

Procurar por tags
 

Siga
 

  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page