Festival de Inverno de Monte Sião

Começa o Festival de Inverno de Monte Sião edição 2019. Uma verdadeira festa com 154 atrações musicais, de 30 de abril a 28 de julho.


De novo o festival promete. Ao todo serão apresentados durante o evento, shows com variedades de estilos e gêneros musicais. Vale destacar que, apesar de toda a crise que se estendeu pelo país, a prefeitura não mediu esforços para manter viva a tradição desse mega evento, que já se tornou um patrimônio cultural da cidade.


HISTÓRIA

 

Nasce em Monte Sião o maior e mais longo Festival Gastronômico Musical do estado de Minas Gerais.

 

O primeiro Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião aconteceu de 05 de julho a 15 de setembro de 2013, na Praça Prefeito Mário Zucato, com 115 apresentações musicais. Além da parte musical houve 30 exposições de arte, 09 desfiles de moda, 06 eventos sociais, 06 apresentações de teatro, 03 palestras, além de eventos ligados à gastronomia e atividades esportivas, com um público total estimado em 80 mil pessoas.


No local foi montada uma megaestrutura, com um galpão de 15 metros de largura por 55 de extensão e 3,5 de altura, coberta com lona vinílica na cor branca, dando um charme todo especial ao evento.

 

O evento, já em seu primeiro ano, contou com alto padrão de atendimento, através da montagem de 08 estandes, para os serviços de restaurantes e lanchonetes e um cardápio com cerca de 90 itens diferentes. Os organizadores também tiveram cuidado com o visual e a boa impressão do local por parte dos frequentadores, colocando mesas e cadeiras de madeira distribuídas e extremamente confortáveis.

 

Na área central da cobertura, foi montado o palco onde acontecem as apresentações. O evento foi divido em etapas, e todas as etapas tiveram um público bem satisfatório, o que coroou os esforços da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Turismo e toda Comissão Organizadora.

 

Conforme citou o Departamento de Turismo, na época, o evento atraiu turistas e ajudou entidades assistenciais, valorizou artistas locais e gerou empregos diretos e indiretos para quase mil profissionais.

 

Para o então Secretário de Turismo Ednaldo Pereira, o número de pessoas que prestigiaram o evento foi extremamente positivo, sem dúvida, conforme o próprio Ednaldo afirmou na época, ser o maior evento do gênero que a cidade já realizou. Muitos turistas não cansavam de elogiar a iniciativa do projeto, levando em consideração que a área ficou bastante agradável para um encontro familiar durante o almoço e pós compra, antes do retorno para as suas cidades de origem, principalmente por parte dos homens, que enquanto suas acompanhantes faziam suas compras eles aproveitavam para tomar um shop geladinho, beliscando alguma porção e ouvindo música ao vivo de qualidade. Ver os maridos sentados tranquilos para tomar um Chopp ao som de uma boa música, enquanto as mulheres fazem suas compras, absolutamente sem pressa, foi o grande fruto econômico e turístico da criação do evento.

 

Os turistas adoraram! Gostaram tanto da ideia, que o festival tornou-se um costume para os visitantes na temporada de inverno.

 

Já na primeira edição do festival, todos os dias houve uma média de público espetacular e permanente, pois durante o dia o recinto era ocupado quase que totalmente por turistas, enquanto que à noite, por pessoas da cidade e região, mais um grupo de turistas permanecentes na cidade.

 

João Paulo “prefeito municipal na época” destacou a inovação na organização e a coragem para realizar o Festival num formato que agradasse o público local e aos turistas. "Para quem não entendeu no primeiro momento ou resistiu a esta inovação de termos uma alameda de serviços no lugar da antiga lanchonete, o resultado mostrou que valeu a aposta nesta ideia”, disse ele, que também comemorou o sucesso do evento para Monte Sião. E o que se espera desta gestão e gestões futuras, é que se realize a cada ano um evento maior e melhor, com a incrementação de algumas inovações, por exemplo, o aumento das apresentações artísticas, começando mais cedo, por volta do meio-dia, para que os turistas que visitam a cidade possam também ter uma participação maior no evento, afirmou ainda Ednaldo Pereira na ocasião.

 

2017

 

Com a mudança da gestão e o esforço do novo governo, em 2017 o festival não só manteve sua tradição como também surpreendeu a todos com uma nova decoração.

 

A grade de shows também foi aumentada para 211 atrações, onde grandes nomes marcaram presença no evento, dentre eles o grupo 14 Bís com recorde de público.

 

Nessa edição o comando do festival ficou a cargo do empresário Fernando Costa que, brilhantemente, conduziu o evento com muita sabedoria, atingindo o maior número de público rotativo em toda a história do festival.

 

2019

 

Em 2019 o festival volta a resgatar sua tradição em prol de um evento grandioso, no sentido de oferecer aos visitantes toda plataforma de um ambiente sadio e aconchegante, onde os turistas e população local e região possam desfrutar de momentos agradáveis, almoçar e jantar ao som de uma boa música, com as apresentações artísticas se estendendo de quinta a domingo nos seguintes horários:

 

Quinta-feira: 18:00 horas (double shopp)

Sexta-feira: 18:00 e 20.30 horas

Sábados, domingos e feriados: 12:15 / 14:30 / 16:45 e 21:00 horas

  

O evento teve início no dia 30 de março com a apresentação do Trio Arena, já acenando para o sucesso do Festival edição 2019.

 

Como já havia acontecido em 2017, este ano o evento voltou a contar com decoração sofisticada e de bom gosto, e uma praça de alimentação com lanchonetes e restaurantes com ótimo atendimento e servindo o melhor da comida mineira. Ao total são seis pontos comerciais de atendimento ao público, com almoço a partir das 12 horas e comes e bebes durante o dia todo, se estendendo até as 23 horas, com shows acústicos durante o dia e shows com banda à noite.

 

 

Já passaram pelo festival, ainda na primeira semana da fase inicial, as seguintes atrações: Trio Arena, Liliane Bertante & André Tavares, Luiz Gustavo & Diego, Triloucura, Beijo de Hera, Imperfeitos, Didi Leme, Fábio Henrique & Gabriel, Trio Gerais, Henrique & Tiago, Coxa, Lucas & Kauã, Zé Marcos & Eduardo, Negrooves, Evaldo Carvalho & Jaqueline e a banda 12 Luas.

 

Festival de Inverno de Monte Sião.

 

O maior e mais extenso festival musical gastronômico do Brasil.

 

Você é nosso convidado, venha passar momentos agradáveis conosco! ...

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Festival de Inverno de Monte Sião

May 7, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes

January 1, 2019