Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião
- Benne.Agenda Brasil
- 6 de mai. de 2019
- 5 min de leitura
Atualizado: 23 de set.
Um evento com essa dimensão e importância para a cidade.
POST ATUALIZADO EM 12/01/2024.
O Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião, é um verdadeiro marco com mais de 150 atrações musicais durante sua realização. Normalmente, começa em abril e termina em julho e faz parte do calendário de eventos do município.
A cada edição, o festival apresenta um crescimento considerável de público, que o torna um dos maiores festivais musicais gastronômicos do país, com uma grade de shows diversificada, apresentando o melhor da boa comida mineira com seus pratos variados e ótimo atendimento. Vale destacar, também, o esforço de cada pessoa envolvida na organização, para manter viva a tradição desse mega evento, que já se tornou um patrimônio cultural da cidade.
INÍCIO DE UMA HISTÓRIA QUE COMEÇOU EM 2013
Nasce em Monte Sião o maior e mais longo Festival Gastronômico Musical do Brasil.
A primeira edição aconteceu em 2013, na Praça Prefeito Mário Zucato, com 115 apresentações musicais. Mas além da parte musical, houve exposições de arte, desfiles de moda, eventos sociais, apresentações de teatro, palestras com temas diversificados, além de eventos ligados à gastronomia e atividades esportivas, com um público total rotativo estimado em 80 mil pessoas, até surpreendente por ter sido o primeiro de uma aposta grandiosa da gestão naquele momento.
No local foi montada uma megaestrutura com um galpão de 55m de extensão, coberto com lona vinílica na cor branca, dando um charme todo especial ao evento. Foram montados 08 estandes para os serviços de restaurantes e lanchonetes e um cardápio com cerca de 90 itens diferentes. Os organizadores também tiveram cuidado com o visual e a boa impressão do local, colocando mesas e cadeiras de madeira, distribuídas e extremamente confortáveis. Na área central da cobertura foi montado o palco para as apresentações. O evento foi divido em etapas, e todas as etapas tiveram um público altamente satisfatório, o que coroou os esforços da Prefeitura Municipal e do Departamento de Comércio, Cultura, Turismo e Lazer. Conforme citou Ednaldo Pereira, diretor do departamento na época, o evento atraiu turistas, ajudou entidades assistenciais, valorizou artistas locais e gerou empregos, diretos e indiretos, para quase mil profissionais.

2014
Em sua segunda edição, o festival continuou apresentando resultados muito positivos, destacando a inovação na organização e a coragem para realizar o Festival num formato que agradasse o público local e os turistas. "Para quem não entendeu, no primeiro momento, ou resistiu a essa inovação de se ter uma alameda de serviços no lugar da antiga lanchonete, o resultado mostrou que valeu apostar nessa ideia".
Como já havia acontecido no ano anterior, o evento ajudou a atrair mais turistas, angariou mais fundo para as entidades assistenciais, continuou gerando empregos diretos e indiretos, além de continuar a valorizar os artistas locais, dando-lhes a oportunidade de mostrar seus novos trabalhos.

2015
Depois do sucesso das duas primeiras edições, o evento foi tomando mais corpo com o aumento da grade de shows e outros atrativos, atraindo cada vez mais um número maior de turistas e pessoas da própria cidade. Para o então Secretário de Turismo, Otávio Grivol, o número de pessoas que prestigiaram o evento foi extremamente positivo.
Muitos turistas não paravam de elogiar a iniciativa do projeto, levando em consideração que a área ficou bastante agradável para um encontro familiar, durante o almoço e pós compra, antes do retorno para as suas cidades de origem, principalmente por parte dos homens, que enquanto suas acompanhantes faziam suas compras aproveitavam para tomar um shop gelado, beliscando alguma porção e ouvindo música, ao vivo, de qualidade. Ver os maridos sentados tranquilos para tomar um chopp ao som de uma boa música, enquanto as mulheres faziam suas compras, absolutamente sem pressa, foi o grande trunfo econômico e turístico, a criação do evento. Os turistas adoraram! Gostaram tanto da ideia que o festival tornou-se um costume para os visitantes na temporada de inverno.

2016
Como já havia acontecido na edição anterior, o aumento de público, praticamente de turistas, foi bem significativo. E como sempre, o fluxo de pessoas também não deixou de ser significativo com a presença dos moradores da cidade, tornando o evento, um atrativo imperdível tanto para moradores quanto para turistas que visitam a cidade nessa época do ano.
E o que se espera de gestões futuras, é que se realize a cada ano um evento cada vez maior e melhor.

2017
Em 2017 o festival não só manteve sua tradição como também surpreendeu a todos com uma nova decoração. A grade de shows também foi aumentada, onde grandes nomes marcaram presença no evento, dentre eles, a banda 14 Bís com recorde de público. Nessa edição o comando do festival ficou a cargo do empresário Fernando Costa que, brilhantemente, valorizou e conduziu o evento com muita sabedoria.

2018
2018 não foi um ano satisfatório para o festival, por alguns fatores, causados, principalmente, pela grave dos caminhoneiros. Com isso, o evento não obteve o mesmo sucesso de público das edições anteriores.

2019
Nessa edição o festival voltou ao seu estágio normal em prol de um acontecimento grandioso, onde os turistas e a população local puderam desfrutar de momentos agradáveis, com as apresentações artísticas se estendendo de quinta a domingo.
Como já havia acontecido em 2017, o evento voltou a contar com decoração sofisticada e de bom gosto. Lanchonetes e restaurantes com ótimo atendimento e servindo o melhor da comida mineira. Ao total foram seis pontos comerciais de atendimento ao público, com almoço a partir das 12 horas e várias atrações musicais se estendendo até as 23 horas.

Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião/2019
2022
Depois da paralização, por motivo da Covid-19 pós pandemia, o festivou voltou com força total. Com novo recorde de público, mostrou a que veio tornando-se, definitivamente, um evento obrigatório para a cidade.
Foi um ano em que muitas bandas covers se apresentaram, proporcionando ao público o prazer de ver bons shows, com tributos de alto nível, mas também com apresentações de bandas conhecidas da cidade e região.

Renomados artistas também passaram por aqui, além das bandas com temas de filmes, como: The Joker, Reprise inédita e Viva Las Vegas.
2023
Para abrir a temporada de inverno/2023, o Departamento de Comércio, Cultura, Turismo e Lazer, repetindo a grandeza dos outros anos, preparou uma grande programação musical para o período de 21 de abril à 31 de julho.
Para a abertura do Festival foi contratado um mega show com Sá e Guarabyra, uma dupla musical brasileira formada em 1971, pelos compositores e cantores Luiz Carlos Pereira de Sá & Guttemberg Nery Guarabyra Filho. A dupla fez grande sucesso nas décadas de 1970 e 80, com as canções "Dona" e "Espanhola", esta última composta com Flávio Venturini, em 1976. Outro sucesso foi a canção "Verdades e Mentiras", uma entre as 100 canções mais tocadas nas rádios do país no ano de 1985, após ter sido incluída na trilha sonora da telenovela Roque Santeiro da Rede Globo. O público presente pode rever outros grandes sucessos como Sobradinho, Cheiro Mineiro de Flor, entre outras.

Hoje o Festival Multicultural de Inverno de Monte Sião é uma referência para muitas cidades do país. Um verdadeiro patrimônio cultural para a cidade de Monte Sião.
Considerada referência em moda em tricô, Monte Sião também oferece muitas opções de lazer e turismo, além de contar com uma rede ampla de hotéis, oferecendo mais comodidade aos seus visitantes.







































Comentários